quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ponte Millau

Ponte Millau - Parte 1


Ponte Millau - Parte 2


Ponte Millau - Parte 3


Ponte Millau - Parte 4

Forma inovadora de demolir prédios

Video postado no You Tube

Itaipu Binacional - Ciclo do Concreto

Reforma do Estádio Mané Garrincha

Terminal do Aeroporto de Guarulhos

Infraero lança estudo preliminar do terceiro Terminal do Aeroporto de Guarulhos


China inaugurou oficialmente expresso de alta velocidade

Foto: Reuters

Os 1.318 km que separam as duas maiores chinesas, Pequim e Xangai, poderão ser percorridos a partir de agora em menos de cinco horas com o trem de alta velocidade inaugurado nesta quinta-feira. O primeiro-ministro Wen Jiabao declarou operacional a linha na estação ao sul de Pequim, pouco depois de subir ao trem que levou os primeiros passageiros a Xangai. Os trens podem alcançar até 350 km/h.

A nova linha, testada desde meados de maio, reduz pela metade a duração da viagem entre as duas megalópolis e "poderá transformar a dinâmica econômica da China costeira criando um efeito benéfico para as regiões situadas ao longo da linha de alta velocidade", segudo Ren Xianfang, analista do IHS Global Insight, em Pequim.

Os preços das passagens estão entre 410 iuanes (44 euros) e 1.750 iuanes (190 euros), divididos em três classes, diante dos cerca de 1.300 yuanes (140 euros) que custa uma passagem de avião na classe econômica. O tempo do percurso é de 4h48 minutos para os trens, frente às duas horas de avião.

Temendo perder clientes, algumas companhias aéreas diminuíram os preços até 65%, o que faz com que viajar em avião agora seja mais barato que viajar de trem, segundo a imprensa chinesa Espera-se que 80 milhões de passageiros utilizem por ano esta nova linha ferroviária, que teve um custo de 23 bilhões de euros.

A China inaugurou nesta quinta-feira a mais longa ponte sobre o mar do mundo.


A China inaugurou nesta quinta-feira a mais longa ponte sobre o mar do mundo, com 36,48 km, na cidade litorânea de Qingdao, informou a agência oficial Xinhua. A ponte, que teve investimento de US$ 2,3 bilhões e levou quatro anos para ser construída, liga o centro da cidade ao seu subúrbio de Huangdao, nos dois lados da baía de Jiazhou.

Com esta ponte, a distância entre os dois pontos de um dos principais portos da China - e sede das competições de vela nas Olimpíadas de 2008 - poderá ser percorrida com redução de 20 minutos a 40 minutos. A nova ponte supera a da baía de Hangzhou, também no leste da China e que com 36 km era considerada a mais longa do mundo até hoje.
Há várias pontes sobre terra mais longas no mundo, sendo que as três primeiras também estão na China. A maior delas é um lance elevado do trem de alta velocidade Pequim-Xangai, de 164,8 km, serviço que também foi inaugurado hoje.

A leva de novas obras de infra-estruturar chinesas se completou nesta quinta-feira com a inauguração do mais longo gasoduto do mundo, que levará o gás natural desde o Turcomenistão, na Ásia Central, até a China, em percurso de 8.700 km.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A produção do Cimento

As maiores obras de Engenharia no País.

As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil

As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil

O Brasil encontra-se neste momento na maior fase de crescimento económico e humano da sua história. O mais importante motor desse desenvolvimento é a indústria da construção. Grandes obras de Engenharia Civil estão planeadas para os próximos anos no Brasil, algumas das quais de grande dimensão e complexidade.

Ao longo de uma série de artigos iremos apresentar algumas das mais importantes obras de engenharia civil que se vão realizar no Brasil. No entanto é também importante conhecer as realizações passadas da engenharia civil brasileira, conhecida em todo mundo pela sua proficiência técnica e capacidade de optimização e por ter sido responsável por algumas das mais importantes obras de Engenharia Civil da América do Sul. Apresentam-se a seguir três exemplos da excelência técnica da engenharia civil no Brasil.

A Maior Barragem do Brasil – Complexo Hidroeléctrico de Itaipu
O Complexo Hidroeléctrico de Itaipu está localizado no Rio Paraná. A sua construção foi resultado de uma parceria entre o Brasil e o Paraguai e continua a ser uma das maiores barragens do mundo. Tem uma potência geradora de cerca de 14 mil MW, 20 unidades de geração de energia eléctrica e fornece uma parte muito significativa da energia eléctrica consumida em ambos os países. A sua construção implicou o uso de 13 milhões de m3 de betão e a intervenção de cerca de 40 mil operários.
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil

O Edifício Mais Alto do Brasil – Mirante do Vale
O edifício mais alto do Brasil continua a ser o Mirante do Vale. Este arranha-céus foi construído em São Paulo durante a década de sessenta e tem uma altura de cerca de 170 metros. Localizado no Vale do Anhangabaú, demorou 6 anos a ser construído, sendo uma obra absolutamente inovadora na época. Possui algumas características bastante peculiares para um edifício desta altura, nomeadamente o facto de a sua estrutura ser constituída quase inteiramente por betão armado ao invés da crescente tendência do uso combinado aço e betão, em estrutura mista.
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil

A Maior Ponte do Brasil – Ponte Rio-Niterói
Localizada na baía Guanabara, no estado do Rio de Janeiro a ponte Rio-Niterói liga a cidade do Rio de Janeiro e Niterói. É uma das maiores pontes rodoviárias do mundo medindo cerca de 13 km, dos quais quase 9 km sobre água. A sua construção ficou concluída em 1974, sendo estruturalmente constituída por betão armado pré-esforçado.
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil